O Centro Alternativo de Cultura Padre Freddy é uma organização social e educativa, sem fins lucrativos, mantida pela Companhia de Jesus (Jesuítas) na Amazônia.
Padre Freddy, jesuíta de nacionalidade belga, trabalhou como missionário no Brasil, especialmente na Amazônia. A sua paixão pelas crianças empobrecidas fez com que reunisse um grupo de jovens universitários que frequentavam a Capela de Nossa Senhora de Lourdes para desenvolver uma ação social nos bairros da periferia de Belém (PA) nos anos 1980, no declínio da ditadura militar.
Depois de muitas visitas a vários bairros da periferia de Belém e pesquisas de campo, o grupo resolveu investir no projeto de educação popular que recebeu o título de PEC Projeto Educação e Cidadania.
A partir daí, as ações não somente educacionais mas também na área cultural passaram a acontecer nos bairros atendidos pelo PEC, sempre contando com a parceria das lideranças comunitárias, sobretudo da Igreja Católica, embora desde o início o CAC não se configurasse como obra de evangelização confessional.