Voluntariado e parceria são duas palavras fundamentais no vocabulário do CAC. A instituição nasceu e sempre se manteve graças a filosofia do voluntariado e da parceria com as comunidades e com todas as pessoas dispostas a ajudar. Não se trata de um assistencialismo mas de ações sustentadas com base na parceria com as lideranças das comunidades e o comprometimento livre e solidário de pessoas da classe média e média alta dispostas a assumir a mesma causa.
Este voluntariado acontece, então, em duas frentes de trabalho:
1) Atividades realizadas diretamente nas comunidades: a) acompanhamento das crianças e adolescentes geralmente duas ou três vezes na semana; b) apoio na preparação e distribuição da merenda, limpeza dos espaços; c) outros serviços;
2) Atividades de suporte material *: a) apoio logístico; b) preparação e realização de eventos e campanhas de arrecadação de recursos; c) oferecimento de serviços profissionais (médicos, advogados, psicólogos, etc.)
(*) Essas atividades são concretizadas através da Equipe de Captação de Recursos.
Em sua grande maioria os voluntários que atuam diretamente com as nossas crianças e adolescentes são lideranças das próprias comunidades, gente simples que se dispõe generosamente a colaborar com o CAC em ações de cidadania.
Mas existem também pessoas que apesar de não atuarem no meio das comunidades prestam os seus serviços apoiando a instituição de outras maneiras. Sendo profissionais liberais ou não, essas pessoas trabalham pelo mesmo ideal que é o resgate da cidadania das populações mais empobrecidas.
Toda ajuda, portanto, é bem vinda!